Captação de A a Z – O que é Blended Finance?

Blended Finance (financiamento misto, em tradução livre) é um modelo (e também uma estratégia) que combina recursos financeiros advindos de diferentes tipos de capitais — públicos, privados, filantrópicos.

O termo surgiu inicialmente num evento da cúpula da ONU com líderes mundiais em setembro de 2015 e, segundo a OCDE, essa abordagem inovadora pode aumentar o total de recursos disponíveis para países em desenvolvimento, complementando seus próprios investimentos e o fluxo de recursos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O termo tem sido utilizado e discutido especialmente no âmbito dos negócios de impacto, uma vez que estes negócios, diferente das ONGs com modalidades de financiamento filantrópico, têm potencial de gerar receitas próprias e, portanto, retornar parte do capital não filantrópico investido. 

Ainda que não seja um termo que faça parte do vocabulário tradicional dos modelos de financiamento das ONGs, considerando o potencial de geração de receitas próprias, entendemos que é um assunto que deveria passar a ocupar as discussões sobre o financiamento do terceiro setor no Brasil.

Cadastre-se em nossa news!

Quer saber sobre as tendências em modelos de financiamento para impacto social?

* campos obrigatórios