Fundação Telefônica: Plano de Sustentabilidade do ProFuturo

O ProFuturo é um programa implementado pela parceria entre Fundação Telefônica Vivo (FTV), Fundación Telefónica, Fundação La Caixa e Vivo.

Durante os meses de fevereiro e março, a Mobiliza desenvolveu, em parceria com nossos amigos da Move Social, um Plano de Sustentabilidade do ProFuturo.

Destacamos 2 pontos deste projeto:

Primeiro, a abordagem sistêmica do Plano, que não considera a sustentabilidade somente a partir de uma visão financeira, mas olha essencialmente para os aspectos críticos para garantir que o ProFuturo tenha mais impacto no longo prazo. Neste sentido, criamos objetivos de sustentabilidade em 3 dimensões:

– Desenho e Propósito do ProFuturo

– Implementação e relacionamento com parceiros locais

– Modelo de Financiamento e Expansão do ProFuturo

E em segundo lugar, o trabalho conjunto com a @MoveSocial. Cada vez mais, nos vemos como uma empresa conectada com o ecossistema de apoio ao setor da sociedade civil. Ao unirmos esforços para atuar em cooperação com outras consultorias, nos concentramos no que fazemos de melhor, sem que tenhamos que “abraçar o mundo” e oferecer serviços diversos. E aprendemos muito com isso.

O processo para criação do Plano de Sustentabilidade do ProFuturo foi realizado de forma participativa com a equipe da Fundação Telefônica Vivo. Segundo comentários dos participantes do Grupo de Trabalho:

“no processo, aprendi que sustentabilidade de um Programa não diz somente do financeiro, mas de legado, resultados, transferência, autonomia.” 

“Espero que, nos próximos anos, o ProFuturo seja ainda mais relevante como referência em inovação e utilização de tecnologias digitais na educação.”

Vida longa e próspera ao ProFuturo!

Cadastre-se em nossa news!

Quer saber sobre as tendências em modelos de financiamento para impacto social?

* campos obrigatórios