Como um conceito de marketing pode ajudar no financiamento das OSCs

Entre os dias 6 e 8 de junho, acontecerá, em São Paulo, a 10ª edição do Festival ABCR, a Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Com uma programação voltada para discutir os desafios de captar recursos em um contexto de crise econômica e instabilidade política, um dos temas que será debatido durante uma aula especial é “CRM e Relacionamento com o Doador”.

Mas afinal, o que é CRM? O conceito, que tem origem na área de marketing, significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Isso significa desenvolver uma estratégia de negócios focada no cliente, o que pode ser feito de diversas formas, com softwares, pesquisas, estudos e acompanhamentos.

O importante é ter uma base de dados sobre a interação da organização da sociedade civil (OSC) com seus clientes e doadores atuais e aqueles que podem, no futuro, tornarem-se doadores. Como o próprio nome já adianta, essa estratégia tem como objetivo perceber e antecipar as ações e necessidades de terceiros, a fim de tanto manter clientes, realizando portanto a gestão de relacionamento, como aumentar o LTDV (Long-Term Donor Value) e conquistar novos contratos.

programa da aula especial do Festival ABCR, por exemplo, irá focar em como as empresas devem apostar em novas tendências de comportamento e tecnologia para que os doadores entendam, contribuam e apoiem financeiramente a organização. Entre alguns tópicos que serão tratados, estão: “Como o CRM te ajuda na geração de leads, conversão de leads, cross-selling e up-selling, relacionamento com doadores, e automação de processos”; “O uso de base de dados públicas para enriquecer e padronizar informações (CEP, CPF…)”; “O valor de uma estratégia de cultivo e relacionamento”, entre outros.

Categorias

Busca

Cadastre-se em nossa news!

Quer saber sobre as tendências em modelos de financiamento para impacto social?

* campos obrigatórios