Tocando juntos pelo desenvolvimento institucional

A Mobiliza foi contratada pelo Instituto Baccarelli para incrementar sua operação de captação de recursos.

O Instituto Baccarelli utiliza o ensino musical gratuito e de excelência como ferramenta para promover a inclusão social de mais de 1.200 crianças e jovens da favela de Heliópolis. O Instituto abriga a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, a primeira Orquestra Sinfônica nascida em uma favela no mundo, regida pelo maestro Isaac Karabtchevsky.

Apesar do Instituto ter um histórico bem-sucedido em captação de recursos, sua estratégia é altamente dependente dos mecanismos de incentivos fiscais (principalmente Lei Rouanet), criando riscos para sua sustentabilidade futura, especialmente em períodos como o atual, quando a Lei Rouanet vem sendo injustamente questionada.

Ao longo do processo, apoiamos a equipe do Baccarelli a conseguir recursos de um financiador para investir em seu desenvolvimento institucional. Recurso garantido, fomos responsáveis por fazer um diagnóstico institucional e um plano estratégico de captação de recursos. O plano identificou um potencial de mobilização de recursos com outros públicos (indivíduos e fundações nacionais e internacionais) e traçou um roadmap de longo prazo para que os resultados sejam alcançados.

Como etapa final, estamos oferecendo mentoria à equipe do Baccarelli para que o caminho da sustentabilidade financeira seja seguro e próspero.

Segundo Maurício Cruz, gerente de desenvolvimento institucional do Instituto Baccarelli: “A Mobiliza realizou um diagnóstico completo do Instituto Baccarelli sob a ótica estratégica da diversificação de fontes de recurso, possibilitando a criação de um plano de desenvolvimento institucional coerente que cria condições para a busca da sustentabilidade financeira do Instituto.”

Apoiar a música como instrumento de transformação de realidades de crianças e jovens periféricas é parte da missão da Mobiliza.

Cadastre-se em nossa news!

Quer saber sobre as tendências em modelos de financiamento para impacto social?

* campos obrigatórios