Pimp My Carroça: Plano de Captação de Recursos

O PIMP MY CARROÇA é um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade – e aumentar sua renda – por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva.

A Mobiliza foi convidada pela equipe do Pimp para avaliar as estratégias de captação de recursos adotadas pelo Pimp e traçar um plano estratégico de longo prazo. Quando fomos procurados, a equipe indicava que queria desenvolver, de forma estruturada e colaborativa, uma área de captação de recursos ativa e integrada às demais áreas, visando sua sustentabilidade financeira.

A equipe do Pimp indicava que eles têm sido bem sucedidos em atrair recursos nos últimos anos (sua receita cresceu 5 vezes nos últimos 4 anos), mas tudo era feito de forma pouco estratégica e amadora, sem um planejamento. Como consequência, eles sentiam que deixavam passar oportunidades para crescer de forma mais estruturada e sustentável, diversificando as estratégias de captação e priorizando de forma adequada.

Ao longo de 3 meses, entrevistamos 25 pessoas, entre equipe, parceiros e financiadores, e chegamos num plano e uma proposta de estrutura de captação de recursos que foram recebidos com muito entusiasmo pela equipe. Segundo Thiago Mundano, artivista (ativista + artista) e um dos criadores do Pimp:

Thiago MundanoA Mobiliza foi fundamental para o plano de captação de recursos do Pimp. Agora temos um diagnóstico das nossas potências, entendemos os diversos públicos e a diversidade de recursos que a gente captava. Colocando as prioridade e trazendo pra prática, com um plano estruturado, estamos formando a equipe e dando muito mais atenção do que antes para fazer uma captação mais ativa. Já estamos colhendo os resultados”

Com um plano mais estruturado e uma visão de longo prazo, esperamos que o Pimp My Carroça consiga atrair mais recursos e ampliar sua capacidade de tirar os catadores da invisibilidade e ampliar sua renda e dignidade.

Cadastre-se em nossa news!

Quer saber sobre as tendências em modelos de financiamento para impacto social?

* campos obrigatórios