Plano Estratégico de mobilização de recursos do Grupo Marista

A Mobiliza foi contratada para fazer um diagnóstico e um plano estratégico da área de mobilização de recursos da frente de educação básica do Grupo Marista.

Apesar de ser uma organização sem fins lucrativos, o Grupo Marista opera como um conglomerado empresarial, tendo atuação nas áreas de saúde (por meio de seus hospitais), educação (da escola à Universidade) e editorial, através da Editora FTD.

O Grupo Marista faz parte da Província Marista Brasil Centro-Sul, unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizada em 1817 por Marcelino Champagnat, na França.

O foco de trabalho da Mobiliza foi o Marista Escolas Sociais, rede de escolas gratuitas localizadas em áreas vulneráveis em SP, PR e SC e que atendem mais de 7000 crianças, adolescentes e jovens. 80% dos recursos para manutenção destas escolas são provenientes do próprio grupo, como parte de seu compromisso filantrópico. O restante dos recursos para sua manutenção e crescimento são mobilizados com outras fontes de financiamento, principalmente através da mobilização de empresas parceiras e da própria Comunidade Marista (colaboradores e pais Maristas dos colégios pagos).

O trabalho da Mobiliza foi iniciado em dezembro de 2020 e ainda segue sendo realizado. Como nossa abordagem para pensar em mobilização de recursos envolve um olhar sistêmico para nossos clientes, cada etapa do processo de consultoria abre novas frentes de integração e sinergia (do marketing à área pedagógica). Costumamos dizer que, quando nosso trabalho dá certo, influencia toda a organização para desenvolver uma cultura de mobilização de recursos integrada à cultura organizacional.

Segundo Rodolfo Schneider, gerente de mobilização de recursos do Maristas Escolas Sociais, “iniciamos nosso trabalho com a Mobiliza em 2020 para refletirmos sobre o Plano de Mobilização e estratégias de captação de recursos para o Marista Escolas Sociais. Estamos satisfeitos com a assertividade, conhecimento e foco com que o Rodrigo tem conduzido todo esse processo.”

Fortalecer a cultura de doação para fortalecer a educação pública brasileira. Estes são nossos compromissos.

Cadastre-se em nossa news!

Quer saber sobre as tendências em modelos de financiamento para impacto social?

* campos obrigatórios