Captadora de recursos: Sabrina França – Perfil da Captadora

Série Perfil da Captadora | Por Mobiliza Consultoria

De onde você é?
Salvador, BA.

Há quanto tempo trabalha com captação?
Há cerca de 1 ano e meio.

Qual a sua causa do coração?
Social.

Captadora de recursos há pouco mais de um ano, Sabrina é de Salvador (BA) e atua na Mansão do Caminho, instituição reconhecida por seu trabalho no campo social. Para ela, a motivação diária está em colaborar com iniciativas que garantam o acesso a direitos fundamentais e proporcionem mudanças reais na vida das pessoas.

“O que me move é colaborar para a realização de iniciativas que possibilitam o acesso ao que é de direito ao ser humano e proporcionar uma mudança significativa na vida de cada um deles”, afirma.

Entre os principais desafios que enfrenta, Sabrina destaca a mudança da cultura organizacional e a sensibilização do setor privado para o apoio às causas sociais. Há 1 ano e meio de jornada na captação, ela reconhece a importância de estratégias bem definidas para fortalecer as relações institucionais e garantir a sustentabilidade das organizações.

Sua principal inspiração é Divaldo Pereira Franco, referência em dedicação às causas humanitárias. Já entre os doadores, Sabrina admira MacKenzie Scott, pela forma como vem destinando recursos a diversas iniciativas com alto impacto social.

O desejo de atuar com causas sociais nasceu da crença em um país mais justo:
“Acredito que podemos estar num país em que todos e todas tenham acesso à educação, saúde e serviços essenciais.”

Quando reflete sobre a importância do papel da captadora de recursos, Sabrina traz uma certeza:

“Hoje eu enxergo o profissional de captação de recursos como essencial às organizações. Carregamos a responsabilidade de garantir os recursos necessários à manutenção da instituição ou projeto, fortalecendo as relações institucionais, com pessoas físicas e jurídicas, […] a fim de garantir a sustentabilidade financeira.”

Com disposição para atuar em diferentes frentes, Sabrina acredita que a captação vai muito além da arrecadação, é estratégia, articulação, propósito e transformação.

Atualmente, Sabrina é Gerente de Captação de Recursos na Mansão do Caminho, onde aplica sua experiência em gestão de projetos e prestação de contas adquirida ao longo de mais de cinco anos na coordenação de contratos e convênios da instituição. Sua atuação é guiada por uma abordagem colaborativa, com foco em estratégias inovadoras de financiamento, alinhando os objetivos das obras sociais aos seus valores de impacto social e desenvolvimento comunitário.