Doadores: 7 formas de mantê-los comprometidos com sua causa

O que você tem feito para fortalecer o seu relacionamento com doadores? Quais são os seus maiores desafios?

Preocupação de 10 entre 10 organizações sociais que captam recursos com indivíduos, a retenção de doadores foi tema de artigo da consultora norte-americana Nancy Schwartz, que escreveu sete recomendações simples, publicadas no site Network for Good.

A Mobiliza traz, assim, as dicas de Schwartz que, de forma geral, diz ser imprescindível o respeito na hora de construir relações duradouras.

Respeite os desejos dos doadores, mesmo quando não sejam os seus (por exemplo, quando não queiram saber de sua organização).

Assegure que os responsáveis pela mobilização de recursos segmentem a base de doadores com a maior precisão que seu tempo, experiência, orçamento e ferramentas permitam, e customize o máximo possível os comunicados.

Crie um conselho consultivo de doadores, composto por gente disposta a compartilhar 5 a 10 minutos por mês para ajudar a aumentar o nível de satisfação de seus doadores. Você terá mais conhecimento e eles se sentirão mais conectados.

Prepare um equipe de escuta ao doador dentro da organização, mostrando a importância da iniciativa com exemplos tangíveis e específicos. Treine-os, dê suporte e agradeça seus colegas.

Programe um sistema simples para conectar, compartilhar e analisar informações e pontos de vista dos doadores. Assegure que estas informações sejam acessíveis para toda a organização, caso contrário, não terá valor.

Corrija estratégias que não dão certo rapidamente. Sua agilidade em ajustar os rumos de sua aproximação com os doadores e a adaptação ao que é de vital importância para sua organização é extremamente necessário.

Tome nota sobre o que dá certo em suas estratégias de retenção – sejam estatísticas, piadas e feedbacks – e peça ideias, de como melhorar, ao conselho consultivo de doadores.

Seguir esses sete passos podem melhorar seu programa de retenção de doadores. Mas o trabalho não termina aqui. Aprofunde seus conhecimentos! Nancy Schwartz aconselha a acompanhar, pelo menos, dois gurus no tema Roger Craver e Tom Ahern.

Cadastre-se em nossa news!

Quer saber sobre as tendências em modelos de financiamento para impacto social?

* campos obrigatórios