O que você tem feito para fortalecer o seu relacionamento com doadores?
Quais são os seus maiores desafios para reter doadores?
Preocupação de 10 entre 10 organizações sociais que captam recursos com indivíduos, a retenção de doadores foi tema de artigo da consultora norte-americana Nancy Schwartz, que escreveu sete recomendações simples, publicadas no site Network for Good.
A Mobiliza traz, assim, as dicas de Schwartz que, de forma geral, diz ser imprescindível o respeito na hora de construir relações duradouras.
- Respeite os desejos dos doadores, mesmo quando não sejam os seus (por exemplo, quando não queiram saber de sua organização).
- Assegure que os responsáveis pela mobilização de recursos segmentem a base de doadores com a maior precisão que seu tempo, experiência, orçamento e ferramentas permitam, e customize o máximo possível os comunicados.
- Crie um conselho consultivo de doadores, composto por gente disposta a compartilhar 5 a 10 minutos por mês para ajudar a aumentar o nível de satisfação de seus doadores. Você terá mais conhecimento e eles se sentirão mais conectados.
- Prepare uma equipe de escuta ao doador dentro da organização, mostrando a importância da iniciativa com exemplos tangíveis e específicos. Treine-os, dê suporte e agradeça seus colegas.
- Programe um sistema simples para conectar, compartilhar e analisar informações e pontos de vista dos doadores. Assegure que estas informações sejam acessíveis para toda a organização, caso contrário, não terá valor.
- Corrija rapidamente estratégias que não dão certo. Sua agilidade em ajustar os rumos de sua aproximação com os doadores e a adaptação ao que é de vital importância para sua organização é extremamente necessário.
- Tome nota sobre o que dá certo em suas estratégias de retenção – sejam estatísticas, piadas e feedbacks – e peça ideias, de como melhorar, ao conselho consultivo de doadores.
Seguir esses sete passos podem melhorar seu programa de retenção de doadores. Mas o trabalho não termina aqui. Aprofunde seus conhecimentos! Nancy Schwartz aconselha a acompanhar, pelo menos, dois gurus no tema Roger Craver e Tom Ahern.